0
Posted 21/07/2013 by fecomciencia in Remédios Caseiros
 
 

Dores e Cólicas Menstruais – Diversas soluções caseiras

colica
colica

Normalmente e aproximadamente aos 12 anos se produz modificações hormonais e marca o começo da menstruação e, ao mesmo tempo anuncia, a fase reprodutiva da vida de uma mulher.
Muitas jovens, durante seu período menstrual sofrem de cólicas menstruais. Muitas adultas também podem sofrer com estas dores.
A cólica ocorre devido a que as prostaglandinas, substancias químicas produzidas por o recobrimento do útero.

Estas tem como objetivo expulsar o óvulo não fertilizado, o tecido e o sangue que estão nesta área.

Abaixo os mais populares medicamentos caseiros e é claro naturais, para aliviar as dores das cólicas menstruais. Espero que estas informações possam lhe ser útil.

Solução para dor menstrual 1) :
Coloque 2 canelas em pal em um copo de água no fogo até ferver. Retire do fogo assim que começar a ferver, deixe repousar por 5 minutos. Adoce a gosto.  Beba imediatamente ainda quente e não tome bebidas frias logo depois.

Solução para dor menstrual 2) :
Coloque um cobertor elétrico ou bolsa quente ou mesmo toalhas quentes sobre o ventre, especialmente sobre a área onde estão seus ovários.
É interessante utilizar esta solução juntamente com uma das soluções em chá aqui desta postagem.

Solução para dor menstrual 3) :
Muito simples, mas deve-se iniciar pelo menos uma semana antes da data do inicio de sua menstruação. Tome diariamente (começando uma semana antes), suco de 2 cenouras.  Além de muito saudável é excelente para evitar as cólicas menstruais. Você pode aumentar um pouco a quantidade de cenouras, mas nunca misture com frutas cítricas (limão, laranja, etc.).
Solução para dor menstrual 4) :
Diluir 15 a 20 gotas de Sálvia romana (Óleo Sálvia romana pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, lojas de produtos aromáticos), em 50 ml de óleo de oliva e em seguida realizar, com esta preparação, massagens na região do ventre e nas costas na zona lombar sacra.  ( Em um português mais simples:  A zona lombar sacra é no começo do “reguinho” do bumbum, toda esta área do lado esquerdo e direito).

Solução para dor menstrual 5) :
Colocar  uma colher de sopa  de Artemísia (espécie de planta medicinal também conhecida como artemigem ou erva do fogo, pode se encontrada em lojas de ervas ou de produtos naturais),   1 colher de sopa de Calêndula (calêndula é mais conhecida como margarida amarela ou “maravilha”, pode também ser encontrada em lojas de produtos naturais, feiras, etc.), 1 colher de sopa de rabo de cavalo (também uma erva natural) em um copo de água fervente.  Tampe e deixe por 5 minutos (ou um pouco mais). Beba de ainda quente, um copo desta solução a cada 5 horas. Não tome bebidas frias logo após.

Solução para dor menstrual 6) :
Ferva um punhado de grão de bico em meio litro de água durante 7 minutos.  Tome 1 copo desta solução a cada meia hora, até que não sinta as dores de cólica menstrual.

Solução para dor menstrual 7) :
Consiga 60g de folhas de framboesa, coloque em um copo grande e verta 500ml de água fervendo. Deixe repousar por 5 minutos e em seguida coe a solução.  Tome um copo desta solução ainda morno assim que iniciar as dores menstruais.

Solução para dor menstrual 8) :
Coloque duas colheres de sopa de camomila em um copo de água fervendo. Tampe e deixe por 5 minutos. Coe e em seguida ainda quente tome seu chá. Se desejar ou for necessário tome mais um copo deste chá após 1 hora.   De preferência tome sem açúcar ou adoçantes.

Solução para dor menstrual 9) :
Coloque vários Anis estrelado (ou  estrela de anis) em um copo com água que esteja em temperatura de fervura (ao ferver a água, antes de colocar no copo de vidro, coloque uma colher dentro do copo para evitar que o copo se quebre ou trinque).   Tampe e deixe em fusão por 5 minutos.  Tome ainda quente e de preferência sem açúcar ou adoçantes.  O Anís estrela (ou estrelado ou mesmo estrela de anis), pode ser encontrado nas feiras, mercados, etc.)

Atenção as recomendações para evitar futuras dores de cólicas menstruais (prevenir é o melhor remédio):

Coma frutas (sobre tudo frutas cítricas), verduras frescas e alimentos ricos em ferro (frutas cítricas sempre antes do ciclo menstrual, nunca durante).
Coma frutas com fibras, como o arroz, pão, etc.
Beba muita água para eliminar as toxinas e combater o inchaço.   Não exagere em água, mas acostume a tomar 5 a 7 copos por dia. Ou seja de preferência tome água e não sucos artificiais ou refrigerantes quando estiver com sede.

Evite cafés e outras bebidas com cafeína, já que estas dificultam a absorção do ferro.
Pratique regularmente exercícios físicos.  Pois, não somente diminuem as dores menstruais mas que, com o tempo as dores passam por completo.

Fazer massagens sobre o ventre, costas e pernas especialmente quando se sente as dores menstruais.  Para isso, fique de barriga para cima, dobre os joelhos (na cama ou no chão). Coloque a palma direita sobre o lado inferior direito do abdomen e coloque a mão esquerda em cima desta.  Faça pressão para dentro com os dedos de ambas as mãos, fazendo pequenos movimentos circulares.  Mova as mãos regularmente subindo do lado direito do abdomen para a cintura.

Modere o consumo de alimentos salgados, dias antes da menstruação se você tiver com o ventre inchado. É que retém líquidos e, por isso, é necessário moderar a quantidade de sal.

Procure imediatamente um médico em casos de:
Dores muito fortes
Ciclos menstruais de menos de 21 dias ou mais de 35.
Sangramento excessivo abundante durante mais de uma semana

Sangramento excessivo com fadigas, mal estar, sensação de desmaio (pode ser anemia por deficiência de ferro).

É importante deixar claro de que coágulos pequenas de sangue (tamanho de uma moeda), simultaneamente com a menstruação não deve ser motivo de preocupação, é sinal de que o processo de coagulação natural do organismo funciona bem.

Importante:
Estes medicamentos não devem substituir os tratamentos médicos por profissionais da área.  São apenas complementos que podem ajudar na diminuição das dores (conselhos). O Fé com Ciência, seu autor não é responsável pelo mau uso ou resultados dos medicamentos caseiros postados.

Gostou?  Por favor “Curta” a postagem para o Facebook ou em  outras redes sociais (botões ao seu lado esquerdo).  Indique o Fé com Ciência a seus amigos, familiares.   Obrigado!
Receba as novidades do site Fé com Ciência por e-mail.  É grátis e muito simples para se inscrever.  Veja no menu lateral na parte superior, digite seu nome, seu e-mail e clique em assinar.